Projeto de Iniciação Científica. By Thaís Bittencourt: A Construção do Ethos de Rosa Ambrósio, em "As horas nuas", de Lygia Fagundes Telles

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE ROSA AMBRÓSIO, EM AS HORAS NUAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
 
Nome

Thaís Cunha Pilôto Bitencourt

Orientadora

Maria Valíria Aderson De Mello Vargas

Instituição:

Universidade Cruzeiro do Sul
 
 
Introdução


Este projeto consiste na análise da construção do ethos de Rosa Ambrósio, a protagonista do romance As horas nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente nos que se relacionam ao discurso literário. Buscamos comprovar que esse ethos se constrói por meio de três perspectivas diferentes: a de Rosa, atriz alcoólatra e decadente; a de Raul, seu gato clarividente (elemento fantástico) e, por fim, a do narrador. A análise das “vozes” desses sujeitos abrangerá, sobretudo, os recursos linguístico-discursivos que contribuem para a caracterização do gênero em questão.

Objetivo


Identificar a construção do ethos da protagonista da obra As horas nuas, de Lygia FagundesTelles, com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo os que se relacionam ao discurso literário. Identificar os recursos linguísticodiscursivos principais (a pronominalização, a seleção lexical, as marcas enunciativas de temporalidade e de aspectualidade), na caracterização da protagonista do romance em questão. Apontar as marcas de subjetividade e de alteridade reveladas no romance em questão, identificando-se as formações discursivas e ideológicas que interferem na construção do ethos da protagonista.

Metodologia


O estudo será desenvolvido inicialmente por meio de levantamento de dados, de pesquisa, resumos, resenhas e fichamentos bibliográficos das obras dos autores supracitados e de outros estudiosos cujas ideias respaldam a discussão do tema. Num segundo momento, consistirá na análise da obra, visando responder ao tema-problema: como se dá a construção do ethos de Rosa Ambrósio, de As Horas Nuas, buscando-se identificar os recursos linguístico-discursivos, revelados nos processos enunciativos que envolvem três sujeitos diferentes no referido romance.

Resultados


O trabalho está na fase da pesquisa bibliográfica e elaboração de resenhas e resumos das obras mencionadas no embasamento teórico do projeto.

Bibliografia


AMOSSY, Ruth. Imagens de Si No Discurso: a Construção do Ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Analisando o discurso.
Disponível em: http://www.museulinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_1.pdf Acesso em: 16 de maio de 2012 às 19h25min.
MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de Linguística para o Texto Literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. 3ª Ed. Campinas: Pontes, 2001.
POSSENTI, Sirio. Discurso, Estilo e Subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário