ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “Keep in Mind”, DIRECIONADO PARA O 9º ANO
(8ª SÉRIE) DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE ELIZABETH YOUNG CHIN E MARIA LUCIA
ZAORAB.
INTRODUÇÃO
A
presente análise esta fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
Terceiros e Quartos Ciclos do Ensino Fundamental e nas Orientações Curriculares
e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental: Ciclo
II – Língua Estrangeira.
Ao
abordar as unidades deste livro didático, partimos desde a camada mais
superficial, qual seja, observar a relevância dos textos, por meios de gêneros
e tipologias textuais, bem como, a adequação com a realidade social e o
universo escolar. No segundo momento, em camada mais profunda, analisamos as
competências que cada unidade explora para o desenvolvimento e ensino da compreensão
e produção oral/escrita, abarcando as expectativas de aprendizagem –
compreensão, análise e reflexão sobre aspectos linguístico-discursivos, os
quais se espera que os alunos dominem ao final do 9º ano do ciclo escolar.
Por
fim, será possível concluir se o material didático é capaz de construir e
contribuir para a formação de um aluno pleno nas habilidades de compreensão e
produção, ou seja, um aluno com capacidade e autonomia para utilização de
mecanismos discursivos e linguísticos, conforme os gêneros e propósitos dos
diversos textos. Além da interação social que se estabelece através de textos
escritos ou falados em situações de diferentes contextos comunicativos.
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO LIVRO
DIDÁTICO
Considerando
que a maioria dos elementos deste grupo já atua na rede de educação municipal,
houve a possibilidade de participar (embora não ativa e atuantemente) na
escolha dos livros didáticos para o ensino fundamental (PNLD), sendo fato
observado, a escolha unânime das autoras constantes no preâmbulo dessa
pesquisa.
Devido
à utilização efetiva do material em todas as séries do ensino fundamental da
Escola Municipal Raimundo Correia, no ano letivo de 2011, acreditamos que a
análise terá maior relevância acadêmica.
APRESENTAÇÃO DO
LIVRO DIDÁTICO
O livro apresenta quatro tipos de unidades: Welcome,
Unit, Review e Thematic unit. A unidade intitulada Welcome abre
cada volume da coleção para dar as boas vindas aos alunos a mais um ano de
aprendizagem. Divide-se em seções chamadas de Act (seguida de um
número), com resumo e recapitulação dos conteúdos linguísticos do ano anterior
com prática escrita e oral, considerando esses conteúdos e apresentação de algo
novo com o objetivo de proporcionar estratégias para a inferência do
significado de palavras desconhecidas a partir do contexto.
As Units são as principais unidades de
trabalho em cada volume da coleção e contém Grammar, Vocabulary, Listening,
Speaking, Reading e Writing. As seções se organizam da seguinte
forma: uma seção introdutória (Get in the mood), seguida de um diálogo
de abertura (Act 1), duas seções de vocabulário (Act 2 e Act 3),
duas seções de gramática (Act 4 e Act 5) e uma seção para cada
uma das quatro habilidades comunicativas (Act 6 a Act 9). As
seções dedicadas às quatro habilidades são denominadas de Let’s listen
(compreensão oral), Let’s talk (produção oral), Let’s read (compreensão
escrita) e Let’s write (produção escrita).
Somam-se a essas seções outros conteúdos e/ou
atividades apresentadas em boxes, a saber: Food for thought, Language
corner, Cool! e Project. Ao final de cada unidade,
encontramos um Project com diferentes propostas de atividades
extra-classe, e também uma página de Extra activities (espaço reservado
para atividades lúdicas) que são opcionais e podem ser feitas em classe ou fora
dela. A cada duas unidades, existe uma seção denominada Review, correspondente
a uma aula, com o objetivo de integrar e recapitular o conteúdo linguístico funcional
das duas Units precedentes e incluindo uma instrução para os alunos
procurarem o professor caso sintam alguma dificuldade.
No Appendix, as autoras apresentam quatro
unidades temáticas (Thematic Units), cujo propósito é o desenvolvimento
de temas relevantes e de interesse para os alunos. O Appendix é composto
ainda de: Workbook com exercícios referentes a cada uma das unidades (para
serem feitos em casa e posteriormente corrigidos pelo professor); Word list que
funciona como um glossário; Language summary com quadros-resumo dos
conteúdos gramaticais abordados no interior de cada unidade; List of
irregular verbs com os principais verbos irregulares; e um CD track list,
contendo a relação do conteúdo do CD com as atividades de listening (compreensão
oral).
METODOS E ABORDAGENS
Observamos
pela organização dos conteúdos nas unidades (Units), que os autores orientam-se
pelo letramento múltiplo e crítico, todavia, de maneira subjacente vislumbramos a
abordagem estruturalista (Act 4 e Act 5) e a comunicativa (Act
6 a Act 9), com o intuito de contribuir com o aluno na construção de
um conhecimento coeso. Ressalta-se que não existe um método ou abordagem
melhor, um não exclui os demais, e seu uso sempre dependerá do contexto de
aprendizagem.
ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Os
conteúdos estão organizados em torno dos quatro eixos conforme nossos PCN’s:
conhecimento de mundo, conhecimento sistêmico, tipos de texto e atitudes.
Para
melhor análise vejamos no quadro abaixo as propostas para as atividades de
leitura (seções Let’s read) e
de produção escrita (Let’s write), estudados por meio de gêneros e
tipologias textuais, voltados sempre para os domínios sociais de comunicação e
para as capacidades de linguagem dominantes, as quais se espera, que o aluno do
9º ano domine ao final do ciclo escolar:
Aspectos tipológicos e propostas de
leitura e produção escrita do volume 4 – Keep in Mind
|
|||
Domínios
sociais de comunicação
|
Capacidades
de linguagem dominantes
|
Propostas
de Leitura
Gêneros Discursivos ou Textuais
|
Propostas
de Produção Escritas
Gêneros Discursivos ou Textuais
|
Cultura
literária
Ficcional
|
NARRAR
Mimeses da ação
através de intriga
|
- Cartaz e
texto sobre pressão exercida entre colegas (“peer pressure”)
|
- Tirinha de
jornal ou história em quadrinhos para expressar as percepções de ser um adolescente
|
Documentação
e memorização de ações humanas
|
RELATAR Representação
pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo.
|
Texto com
descrição do destino de um pacote de turismo
|
- Relato sobre
as férias
- E-mail
- Folheto
turístico
|
- Quiz
- Texto
biográfico
|
- Biografia
- Scrapbook (Álbum
de Família)
|
||
- Textos sobre
famosos parques temáticos
|
- Relato sobre
visita a um parque
|
||
- Texto
informativo sobre o aquecimento global
|
- Resposta a
um pedido de informação no Yahoo! Answers
|
||
- Texto
informativo contendo dicas incentivando as tarefas domésticas
|
- Bilhetes com
pedidos
(formal e/ou
informal)
|
||
Discussão
de problemas sociais controversos
|
ARGUMENTAR Sustentação,
refutação e negociação de tomadas de posição.
|
- Proposta de
leitura de um catálogo online e um texto com parte de uma página de um
catálogo de produtos vendidos pela internet
|
- Propaganda
de um produto
|
- Cartaz e
texto sobre pressão exercida entre colegas (“peer pressure”)
|
- Pergunta ou
resposta de aconselhamento /criar um serviço de aconselhamento
|
||
- Texto
informativo com a descrição de alguns cursos oferecidos por um colégio
técnico nos Estados Unidos
|
- Carta de
apresentação para se candidatar a uma vaga em uma escola técnica
|
||
Transmissão
e construção de saberes
|
EXPOR
Apresentação
textual de diferentes formas dos saberes
|
- Descrição de
produtos para avaliação do consumidor e texto sobre boas maneiras ao usar o
telefone celular
|
- Anotação de
recados deixados na secretária eletrônica
|
Instruções
e prescrições
|
DESCREVER AÇÕES
Regulação
mútua de comportamentos
|
- Texto que
apresenta a primeira parte de uma típica homepage institucional
|
- Descrição de
um animal ameaçado de extinção
|
- Texto com a
introdução de um livreto publicado pela Child Accident
Prevention Trust - CAPT
|
- Mensagem SMS
dando conselho sobre prevenção de acidentes
|
Percebemos que os autores privilegiam o
ensino por meio dos gêneros e tipologias textuais, mas, acima de tudo,
preocupam-se com os domínios sociais da comunicação, relacionados ao
conhecimento de mundo que o aluno tem e irá construir ao longo do ciclo.
ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E
PRODUÇÃO
1)
Compreensão
escrita: é explorada por meio de anúncio turístico e artigo
de internet; quiz; narrativa; texto publicitário; diálogo;
gráficos; descrição; homepage; regulamento; manual de boas maneiras;
fábula; cartum; catálogo online; cartaz; descrição de curso técnico;
conto literário; epígrafe.
Notamos a presença de temas transversais nos textos
selecionados, pois não tratam de banalidades ou assuntos distantes da realidade
dos alunos, geralmente remetam a pluralidade cultural, trabalho, consumo,
orientação sexual, saúde e ética.
A seção Let’s read inclui, na maioria das
vezes, uma atividade denominada Discuss with your classmates, na qual o
aluno estabelece uma relação entre a leitura e sua experiência de vida,
de forma reflexiva e crítica. Essa seção contribui para a formação
integral do aluno e sua participação social.
2)
Produção
escrita: ocorre por meio de e-mail; biografia;
mensagem SMS; fórum; descrição; panfleto; bilhete; mensagem telefônica;
anúncio.
Na seção Let’s Write, as propostas, em geral,
tratam a escrita como um processo que envolve diferentes etapas, para o 9º ano,
são bem orientadas quanto ao planejamento, havendo, quase sempre, modelos do
gênero a ser produzido. Dependendo do gênero abordado, há um trabalho
interativo com o produto da escrita. Especialmente neste material, leitura e
escrita estão bastante integradas e exploram as características
sociodiscursivas dos gêneros abordados.
3)
Compreensão
oral: acontece por meio de exposição; anúncio de TV;
diálogo; conversa na agência de turismo; documentário; apresentação de um guia
de zoológico; mensagem telefônica; conversa com vendedor.
As atividades de compreensão oral aparecem, principalmente,
na seção Let’s Listen e visam ao desenvolvimento de capacidades
variadas, tais como compreensão intensiva, seletiva e extensiva.
Os
CDs de áudio trazem os textos da seção Let’s Listen e também alguns textos
das seções Presentation e Focus on vocabulary, além dos textos
literários dos Apêndices.
4)
Produção
oral: ocorre ao discutir preferências; argumentar; jogo
da velha; quiz; bingo; perguntar e dar informações sobre regras e
regulamentos; fazer, aceitar ou recusar pedidos; negociar favores; telefonemas;
mensagens telefônicas; dar recados; conversa com vendedor; discutir
experiências e problemas.
As atividades de produção oral são trabalhadas na
seção Let’s talk, contemplam funções comunicativas diversas e oferecem
oportunidades ao aluno de utilizar diferentes estratégias verbais e não verbais
de comunicação. Ao longo dos volumes, essas atividades apresentam um nível
gradual de complexidade.
VOCABULÁRIO
Não ocorre por meio de palavras soltas,
descontextualizadas, em cada unidade envolve uma temática (férias; viagens e turismo; fases da vida; acidentes e ferimentos;
diversão e parques temáticos; geografia e meio ambiente; vida selvagem e
preservação; regras e regulamentos sociais; organização e limpeza; uso do
telefone; consumismo; experiências e problemas de adolescentes; educação,
planos para o futuro e carreira; amor e namoro; planeta água e consciência
ambiental; consumo responsável; desigualdade social; experiências da
adolescência).
O trabalho com o vocabulário é feito em diversas
seções. Em Presentation, o léxico relaciona-se ao tema da unidade; em Focus
on vocabulary, os alunos podem associar os significados das palavras a
imagens, ouvi-las e repeti-las a partir do CD, além de utilizar o vocabulário
em exercícios articulados com o tema da unidade; na seção Let’s Practice,
existem exercícios que integram o vocabulário da unidade ao uso da gramática.
GRAMÁTICA
No 9º ano espera-se que ao final do ciclo o aluno
domine: Expressões temporais; past continuous e simple; pronomes
reflexivos; perguntas yes/no e wh-; past of there to be e
quantificadores; superlativo; complementos para verbo+that/if/whether;
pronomes e orações relativas; discurso direto e indireto; expressões de
obrigação, permissão, promessa e solicitação; respostas curtas; first
condicional; vozes ativa e passiva; present perfect simple;
expressões de certeza, probabilidade e impossibilidade.
Os conteúdos linguísticos são trabalhados nas seções
Focus on grammar e Let’s practice. Em Focus on grammar, a
exploração da gramática envolve transmissão e reflexão. Normalmente, são
expostos quadros que trazem a estrutura do conteúdo gramatical em questão.
Na seção Let´s practice, as atividades de gramática estão sempre
integradas àquelas que visam ao desenvolvimento das quatro habilidades, permitindo
ao aluno praticar, com adequação, as estruturas linguísticas enfocadas.
SOCIOLINGUÍSTICA
Através do estudo dos gêneros e refletindo sobre sua
aplicabilidade no ensino de língua, pode se perceber como as funções
comunicativas da língua realmente são mais relevantes do que suas
características estruturais e lexicais. Nesse sentido, os gêneros discursivos
representam as manifestações comunicativas de práticas sociais diversas. Marcuschi
(2005, p.19) acrescenta ainda que
[...] devem ser
vistos na relação com as práticas sociais, os aspectos cognitivos, os
interesses, as relações de poder, as tecnologias, as atividades discursivas e
no interior da cultura. Eles mudam, fundem-se, misturam-se para manter sua
identidade funcional com inovação organizacional.
O presente material didático
estrutura o ensino linguístico e discursivo por meio dos gêneros, mas sempre
com um olhar delicado e voltado para a função social do texto. Em suma, leitura
e escrita estão bastante integradas, habitualmente explorando as
características sociodiscursivas dos gêneros abordados em cada unidade.
ATIVIDADES
ADICIONAIS
Em
todas as Units estão presentes
a proposta “Project”, a ser trabalhada na modalidade organizativa de
projeto, permitindo ao aluno desenvolver trabalhos específicos, a serem
apresentados na escola por meio de mural, jornal, entrevista, exposição, etc.,
sempre há endereços (links de acesso) para apoio de pesquisa, sugestão de
filmes e outras indicações de textos. Há também uma página de Extra
activities (espaço reservado para atividades lúdicas) que são opcionais e
podem ser feitas em classe ou fora dela.
ASPECTO VISUAL E IMPRESSÃO GRÁFICA
O material é de ótima qualidade, consumível, com
apelo visual próprio para o público adolescente. Dentro de cada unidade há a
utilização do recurso fotográfico que “conversa”, por assim dizer, com o
tema do texto apresentado, sempre com lugares e pessoas em situações no tempo presente.
AVALIAÇÕES
De maneira geral, todas as propostas de atividades,
especialmente a produção escrita, oferecem um suporte ao aluno (um ponto de
partida, roteiro ou atividades sequenciadas) que o preparam para redigir de
forma autônoma e autocrítica, permitindo-o, até mesmo a refacção da atividade
proposta por meio de análise de “itens a cumprir”.
Entretanto, é fundamental que o professor faça
intervenções e correções, quer em grupo ou individual, em especial quando o
aluno apresenta uma dificuldade discursiva, linguística ou metalinguística em
relação à unidade.
SUPORTES PARA USO DO MATERIAL DIDÁTICO
O material estimula o aluno a utilizá-lo sem o uso
de dicionários bilíngues e gramáticas, embora sugira alguns trabalhos com
glossários e dicionários. Todas as unidades oferecem oportunidade para que o
aluno organize e expanda seu conhecimento lexical, por meio de atividades
especificas e do desenvolvimento de projetos, como ressaltamos no item “Atividades
Adicionais”.
Todavia os textos escolhidos são apropriados para
faixa etária dos alunos do 9º ano, que já conseguem inferir e compreender o
texto por meio da leitura instrumental (cognatos, palavras-chave, palavras
conhecidas, informações contextuais, skimming, scanning, etc.), não havendo
razão para que o professor estimule o uso constante da tradução, por meio de
dicionário, tampouco alimente a constante preocupação com itens gramaticais,
valorizando sim a língua em uso.
CONCLUSÕES
O livro analisado foi muito bem escolhido, pois se
adéqua tanto aos Parâmetros Curriculares Nacionais,
Terceiros e Quartos Ciclos do Ensino Fundamental, quanto as Orientações
Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino
Fundamental: Ciclo II – Língua Estrangeira.
As
autoras preocupam-se constantemente com as questões da língua em uso
(sociolinguística) com o efetivo domínio social da comunicação e com a seleção
de gêneros e tipologias textuais que contemplem os temas transversais, dos mais
próximos a realidade dos alunos, até aqueles necessários para a formação de sua
identidade (inclusive como cidadão do mundo).
Os
exercícios, em especial as atividades de produção escrita, são claras e bem
estruturadas, preparando, ao longo de toda a unidade, o aluno para que
desenvolva com autonomia e autocrítica o texto proposto.
A organização do material também esta bastante didática e os conteúdos
seguem uma abordagem com a qual nos identificamos. Também é um material que
pode “transitar” muito bem nas modalidades organizativas utilizadas pelo
professor, pois existem propostas que se adéquam melhor ao
modelo projeto e a atividades sequenciadas, enquanto outras permitem o ajuste a
atividades permanentes e situações independentes (ocasionais ou de
sistematização).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- CHIN, Elizabeth Young & ZAOROB, Maria
Lucia. KEEP in Mind. Língua Estrangeira Moderna – Inglês. 9º Ano. Editora
Scipione. 1º edição. São Paulo, 2011;
- SCHNEUWLY, B. & J. Dolz. Gêneros
Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Gales Sales
Cordeiro. Mercado de Letras. 2º edição. Campinas. 2004.
Sites:
-
Orientações
Curriculares do Município de São Paulo, Proposição de Expectativa de
Aprendizagem – Ciclo II:
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/OrientacpesCurriculares_proposicao_expectativas_de_aprendizagem_EnsFundII_ing.pdf (acesso em 21/11/2012);
-
Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quartos Ciclos do Ensino
Fundamental:
http://bb.cruzeirodosulvirtual.com.br/bbcswebdav/pid460776dtcontentrid5155352_1/courses/243648/21%20PCN%20L%C3%ADngua%20Portuguesa%203%20e%204%20ciclo.pdf
(acesso em
21/11/2012).
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