Análise de Livro Didático. L.E: Keep in Mind. 9º Ano


ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “Keep in Mind”, DIRECIONADO PARA O 9º ANO (8ª SÉRIE) DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE ELIZABETH YOUNG CHIN E MARIA LUCIA ZAORAB.

 

INTRODUÇÃO

A presente análise esta fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiros e Quartos Ciclos do Ensino Fundamental e nas Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental: Ciclo II – Língua Estrangeira.

Ao abordar as unidades deste livro didático, partimos desde a camada mais superficial, qual seja, observar a relevância dos textos, por meios de gêneros e tipologias textuais, bem como, a adequação com a realidade social e o universo escolar. No segundo momento, em camada mais profunda, analisamos as competências que cada unidade explora para o desenvolvimento e ensino da compreensão e produção oral/escrita, abarcando as expectativas de aprendizagem – compreensão, análise e reflexão sobre aspectos linguístico-discursivos, os quais se espera que os alunos dominem ao final do 9º ano do ciclo escolar.

Por fim, será possível concluir se o material didático é capaz de construir e contribuir para a formação de um aluno pleno nas habilidades de compreensão e produção, ou seja, um aluno com capacidade e autonomia para utilização de mecanismos discursivos e linguísticos, conforme os gêneros e propósitos dos diversos textos. Além da interação social que se estabelece através de textos escritos ou falados em situações de diferentes contextos comunicativos.

 

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

 

Considerando que a maioria dos elementos deste grupo já atua na rede de educação municipal, houve a possibilidade de participar (embora não ativa e atuantemente) na escolha dos livros didáticos para o ensino fundamental (PNLD), sendo fato observado, a escolha unânime das autoras constantes no preâmbulo dessa pesquisa.

Devido à utilização efetiva do material em todas as séries do ensino fundamental da Escola Municipal Raimundo Correia, no ano letivo de 2011, acreditamos que a análise terá maior relevância acadêmica.

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO

 

 

O livro apresenta quatro tipos de unidades: Welcome, Unit, Review e Thematic unit. A unidade intitulada Welcome abre cada volume da coleção para dar as boas vindas aos alunos a mais um ano de aprendizagem. Divide-se em seções chamadas de Act (seguida de um número), com resumo e recapitulação dos conteúdos linguísticos do ano anterior com prática escrita e oral, considerando esses conteúdos e apresentação de algo novo com o objetivo de proporcionar estratégias para a inferência do significado de palavras desconhecidas a partir do contexto.

 

As Units são as principais unidades de trabalho em cada volume da coleção e contém Grammar, Vocabulary, Listening, Speaking, Reading e Writing. As seções se organizam da seguinte forma: uma seção introdutória (Get in the mood), seguida de um diálogo de abertura (Act 1), duas seções de vocabulário (Act 2 e Act 3), duas seções de gramática (Act 4 e Act 5) e uma seção para cada uma das quatro habilidades comunicativas (Act 6 a Act 9). As seções dedicadas às quatro habilidades são denominadas de Let’s listen (compreensão oral), Let’s talk (produção oral), Let’s read (compreensão escrita) e Let’s write (produção escrita).

 

Somam-se a essas seções outros conteúdos e/ou atividades apresentadas em boxes, a saber: Food for thought, Language corner, Cool! e Project. Ao final de cada unidade, encontramos um Project com diferentes propostas de atividades extra-classe, e também uma página de Extra activities (espaço reservado para atividades lúdicas) que são opcionais e podem ser feitas em classe ou fora dela. A cada duas unidades, existe uma seção denominada Review, correspondente a uma aula, com o objetivo de integrar e recapitular o conteúdo linguístico funcional das duas Units precedentes e incluindo uma instrução para os alunos procurarem o professor caso sintam alguma dificuldade.

 

No Appendix, as autoras apresentam quatro unidades temáticas (Thematic Units), cujo propósito é o desenvolvimento de temas relevantes e de interesse para os alunos. O Appendix é composto ainda de: Workbook com exercícios referentes a cada uma das unidades (para serem feitos em casa e posteriormente corrigidos pelo professor); Word list que funciona como um glossário; Language summary com quadros-resumo dos conteúdos gramaticais abordados no interior de cada unidade; List of irregular verbs com os principais verbos irregulares; e um CD track list, contendo a relação do conteúdo do CD com as atividades de listening (compreensão oral).

 

METODOS E ABORDAGENS

 

Observamos pela organização dos conteúdos nas unidades (Units), que os autores orientam-se pelo letramento múltiplo e crítico, todavia, de maneira subjacente vislumbramos a abordagem estruturalista (Act 4 e Act 5) e a comunicativa (Act 6 a Act 9), com o intuito de contribuir com o aluno na construção de um conhecimento coeso. Ressalta-se que não existe um método ou abordagem melhor, um não exclui os demais, e seu uso sempre dependerá do contexto de aprendizagem.

 

ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS

 

Os conteúdos estão organizados em torno dos quatro eixos conforme nossos PCN’s: conhecimento de mundo, conhecimento sistêmico, tipos de texto e atitudes.

Para melhor análise vejamos no quadro abaixo as propostas para as atividades de leitura (seções Let’s read) e de produção escrita (Let’s write), estudados por meio de gêneros e tipologias textuais, voltados sempre para os domínios sociais de comunicação e para as capacidades de linguagem dominantes, as quais se espera, que o aluno do 9º ano domine ao final do ciclo escolar:

Aspectos tipológicos e propostas de leitura e produção escrita do volume 4 – Keep in Mind
Domínios sociais de comunicação
Capacidades de linguagem dominantes
Propostas de Leitura
Gêneros Discursivos ou Textuais
Propostas de Produção Escritas
Gêneros Discursivos ou Textuais
 
Cultura literária
Ficcional
          NARRAR
Mimeses da ação através de intriga
- Cartaz e texto sobre pressão exercida entre colegas (“peer pressure”)
- Tirinha de jornal ou história em quadrinhos para expressar as percepções de ser um adolescente
 
 
 
 
 
Documentação e memorização de ações humanas
 
 
 
 
RELATAR Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo.
Texto com descrição do destino de um pacote de turismo
- Relato sobre as férias
- E-mail
- Folheto turístico
- Quiz
- Texto biográfico
- Biografia
- Scrapbook (Álbum de Família)
- Textos sobre famosos parques temáticos
- Relato sobre visita a um parque
- Texto informativo sobre o aquecimento global
- Resposta a um pedido de informação no Yahoo! Answers
- Texto informativo contendo dicas incentivando as tarefas domésticas
- Bilhetes com pedidos
(formal e/ou informal)
 
 
 
 
 
Discussão de problemas sociais controversos
 
 
 
 
ARGUMENTAR Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição.
- Proposta de leitura de um catálogo online e um texto com parte de uma página de um catálogo de produtos vendidos pela internet
- Propaganda de um produto
 
- Cartaz e texto sobre pressão exercida entre colegas (“peer pressure”)
- Pergunta ou resposta de aconselhamento /criar um serviço de aconselhamento
- Texto informativo com a descrição de alguns cursos oferecidos por um colégio técnico nos Estados Unidos
- Carta de apresentação para se candidatar a uma vaga em uma escola técnica
 
Transmissão e construção de saberes
EXPOR
Apresentação textual de diferentes formas dos saberes
- Descrição de produtos para avaliação do consumidor e texto sobre boas maneiras ao usar o telefone celular
- Anotação de recados deixados na secretária eletrônica
 
 
Instruções e prescrições
 
 
DESCREVER AÇÕES
Regulação mútua de comportamentos
- Texto que apresenta a primeira parte de uma típica homepage institucional
- Descrição de um animal ameaçado de extinção
- Texto com a introdução de um livreto publicado pela Child Accident
Prevention Trust - CAPT
- Mensagem SMS dando conselho sobre prevenção de acidentes

 

Percebemos que os autores privilegiam o ensino por meio dos gêneros e tipologias textuais, mas, acima de tudo, preocupam-se com os domínios sociais da comunicação, relacionados ao conhecimento de mundo que o aluno tem e irá construir ao longo do ciclo.

 

ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO

 

1)   Compreensão escrita: é explorada por meio de anúncio turístico e artigo de internet; quiz; narrativa; texto publicitário; diálogo; gráficos; descrição; homepage; regulamento; manual de boas maneiras; fábula; cartum; catálogo online; cartaz; descrição de curso técnico; conto literário; epígrafe.

 

Notamos a presença de temas transversais nos textos selecionados, pois não tratam de banalidades ou assuntos distantes da realidade dos alunos, geralmente remetam a pluralidade cultural, trabalho, consumo, orientação sexual, saúde e ética.

 

A seção Let’s read inclui, na maioria das vezes, uma atividade denominada Discuss with your classmates, na qual o aluno estabelece uma relação entre a leitura e sua experiência de vida, de forma reflexiva e crítica. Essa seção contribui para a formação integral do aluno e sua participação social.

2)   Produção escrita: ocorre por meio de e-mail; biografia; mensagem SMS; fórum; descrição; panfleto; bilhete; mensagem telefônica; anúncio.

 

Na seção Let’s Write, as propostas, em geral, tratam a escrita como um processo que envolve diferentes etapas, para o 9º ano, são bem orientadas quanto ao planejamento, havendo, quase sempre, modelos do gênero a ser produzido. Dependendo do gênero abordado, há um trabalho interativo com o produto da escrita. Especialmente neste material, leitura e escrita estão bastante integradas e exploram as características sociodiscursivas dos gêneros abordados.

 

3)   Compreensão oral: acontece por meio de exposição; anúncio de TV; diálogo; conversa na agência de turismo; documentário; apresentação de um guia de zoológico; mensagem telefônica; conversa com vendedor.

 

As atividades de compreensão oral aparecem, principalmente, na seção Let’s Listen e visam ao desenvolvimento de capacidades variadas, tais como compreensão intensiva, seletiva e extensiva.

 

Os CDs de áudio trazem os textos da seção Let’s Listen e também alguns textos das seções Presentation e Focus on vocabulary, além dos textos literários dos Apêndices.

 

 

4)   Produção oral: ocorre ao discutir preferências; argumentar; jogo da velha; quiz; bingo; perguntar e dar informações sobre regras e regulamentos; fazer, aceitar ou recusar pedidos; negociar favores; telefonemas; mensagens telefônicas; dar recados; conversa com vendedor; discutir experiências e problemas.

 

As atividades de produção oral são trabalhadas na seção Let’s talk, contemplam funções comunicativas diversas e oferecem oportunidades ao aluno de utilizar diferentes estratégias verbais e não verbais de comunicação. Ao longo dos volumes, essas atividades apresentam um nível gradual de complexidade.

 

VOCABULÁRIO

Não ocorre por meio de palavras soltas, descontextualizadas, em cada unidade envolve uma temática (férias; viagens e turismo; fases da vida; acidentes e ferimentos; diversão e parques temáticos; geografia e meio ambiente; vida selvagem e preservação; regras e regulamentos sociais; organização e limpeza; uso do telefone; consumismo; experiências e problemas de adolescentes; educação, planos para o futuro e carreira; amor e namoro; planeta água e consciência ambiental; consumo responsável; desigualdade social; experiências da adolescência).

 

O trabalho com o vocabulário é feito em diversas seções. Em Presentation, o léxico relaciona-se ao tema da unidade; em Focus on vocabulary, os alunos podem associar os significados das palavras a imagens, ouvi-las e repeti-las a partir do CD, além de utilizar o vocabulário em exercícios articulados com o tema da unidade; na seção Let’s Practice, existem exercícios que integram o vocabulário da unidade ao uso da gramática.

 

GRAMÁTICA

 

 

No 9º ano espera-se que ao final do ciclo o aluno domine: Expressões temporais; past continuous e simple; pronomes reflexivos; perguntas yes/no e wh-; past of there to be e quantificadores; superlativo; complementos para verbo+that/if/whether; pronomes e orações relativas; discurso direto e indireto; expressões de obrigação, permissão, promessa e solicitação; respostas curtas; first condicional; vozes ativa e passiva; present perfect simple; expressões de certeza, probabilidade e impossibilidade.

 

Os conteúdos linguísticos são trabalhados nas seções Focus on grammar e Let’s practice. Em Focus on grammar, a exploração da gramática envolve transmissão e reflexão. Normalmente, são expostos quadros que trazem a estrutura do conteúdo gramatical em questão. Na seção Let´s practice, as atividades de gramática estão sempre integradas àquelas que visam ao desenvolvimento das quatro habilidades, permitindo ao aluno praticar, com adequação, as estruturas linguísticas enfocadas.

 

SOCIOLINGUÍSTICA

 

Através do estudo dos gêneros e refletindo sobre sua aplicabilidade no ensino de língua, pode se perceber como as funções comunicativas da língua realmente são mais relevantes do que suas características estruturais e lexicais. Nesse sentido, os gêneros discursivos representam as manifestações comunicativas de práticas sociais diversas. Marcuschi (2005, p.19) acrescenta ainda que

[...] devem ser vistos na relação com as práticas sociais, os aspectos cognitivos, os interesses, as relações de poder, as tecnologias, as atividades discursivas e no interior da cultura. Eles mudam, fundem-se, misturam-se para manter sua identidade funcional com inovação organizacional.

 

O presente material didático estrutura o ensino linguístico e discursivo por meio dos gêneros, mas sempre com um olhar delicado e voltado para a função social do texto. Em suma, leitura e escrita estão bastante integradas, habitualmente explorando as características sociodiscursivas dos gêneros abordados em cada unidade.

 

ATIVIDADES ADICIONAIS

 

Em todas as Units estão presentes a proposta “Project”, a ser trabalhada na modalidade organizativa de projeto, permitindo ao aluno desenvolver trabalhos específicos, a serem apresentados na escola por meio de mural, jornal, entrevista, exposição, etc., sempre há endereços (links de acesso) para apoio de pesquisa, sugestão de filmes e outras indicações de textos. Há também uma página de Extra activities (espaço reservado para atividades lúdicas) que são opcionais e podem ser feitas em classe ou fora dela.

 

ASPECTO VISUAL E IMPRESSÃO GRÁFICA

 

O material é de ótima qualidade, consumível, com apelo visual próprio para o público adolescente. Dentro de cada unidade há a utilização do recurso fotográfico que “conversa”, por assim dizer, com o tema do texto apresentado, sempre com lugares e pessoas em situações no tempo presente.

 

AVALIAÇÕES

 

De maneira geral, todas as propostas de atividades, especialmente a produção escrita, oferecem um suporte ao aluno (um ponto de partida, roteiro ou atividades sequenciadas) que o preparam para redigir de forma autônoma e autocrítica, permitindo-o, até mesmo a refacção da atividade proposta por meio de análise de “itens a cumprir”.

 

Entretanto, é fundamental que o professor faça intervenções e correções, quer em grupo ou individual, em especial quando o aluno apresenta uma dificuldade discursiva, linguística ou metalinguística em relação à unidade.

 

SUPORTES PARA USO DO MATERIAL DIDÁTICO

 

O material estimula o aluno a utilizá-lo sem o uso de dicionários bilíngues e gramáticas, embora sugira alguns trabalhos com glossários e dicionários. Todas as unidades oferecem oportunidade para que o aluno organize e expanda seu conhecimento lexical, por meio de atividades especificas e do desenvolvimento de projetos, como ressaltamos no item “Atividades Adicionais”.

 

Todavia os textos escolhidos são apropriados para faixa etária dos alunos do 9º ano, que já conseguem inferir e compreender o texto por meio da leitura instrumental (cognatos, palavras-chave, palavras conhecidas, informações contextuais, skimming, scanning, etc.), não havendo razão para que o professor estimule o uso constante da tradução, por meio de dicionário, tampouco alimente a constante preocupação com itens gramaticais, valorizando sim a língua em uso.

 

CONCLUSÕES

 

O livro analisado foi muito bem escolhido, pois se adéqua tanto aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiros e Quartos Ciclos do Ensino Fundamental, quanto as Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental: Ciclo II – Língua Estrangeira.

As autoras preocupam-se constantemente com as questões da língua em uso (sociolinguística) com o efetivo domínio social da comunicação e com a seleção de gêneros e tipologias textuais que contemplem os temas transversais, dos mais próximos a realidade dos alunos, até aqueles necessários para a formação de sua identidade (inclusive como cidadão do mundo).

Os exercícios, em especial as atividades de produção escrita, são claras e bem estruturadas, preparando, ao longo de toda a unidade, o aluno para que desenvolva com autonomia e autocrítica o texto proposto.

A organização do material também esta bastante didática e os conteúdos seguem uma abordagem com a qual nos identificamos. Também é um material que pode “transitar” muito bem nas modalidades organizativas utilizadas pelo professor, pois existem propostas que se adéquam melhor ao modelo projeto e a atividades sequenciadas, enquanto outras permitem o ajuste a atividades permanentes e situações independentes (ocasionais ou de sistematização).

 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

- CHIN, Elizabeth Young & ZAOROB, Maria Lucia. KEEP in Mind. Língua Estrangeira Moderna – Inglês. 9º Ano. Editora Scipione. 1º edição. São Paulo, 2011;
- SCHNEUWLY, B. & J. Dolz. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Gales Sales Cordeiro. Mercado de Letras. 2º edição. Campinas. 2004.
 
Sites:
- Orientações Curriculares do Município de São Paulo, Proposição de Expectativa de Aprendizagem – Ciclo II:


- Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quartos Ciclos do Ensino Fundamental:


 

 

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