SUMÁRIO
Apresentação_______________________________________________________________
2
Justificativa________________________________________________________________
2
Objetivo___________________________________________________________________
3
Conteúdos
a Serem Trabalhados________________________________________________5
Metodologia
de Trabalho______________________________________________________5
Cronograma________________________________________________________________6
Desenvolvimento____________________________________________________________6
Considerações
Finais_________________________________________________________9
Referências
Bibliográficas____________________________________________________10
Anexos___________________________________________________________________11
APRESENTAÇÃO
O projeto possui como tema, “Como
se apresentar aos turistas na Copa do Mundo” e será desenvolvido na E.E
xxxxxxxxxxx. O público alvo é o primeiro ano do ensino médio e as aulas
serão ministradas pela estagiária e aluna pesquisadora, Luci Cleide Cardoso.
Propõe-se a contextualização dos usos da língua inglesa por meio de
temática atrativa e elaboração de atividade escrita (montagem de folhetos turísticos) que
valorize a comunicação e o letramento, ampliando o repertório de práticas de
leitura com base nas relações entre oralidade e escrita, diferenciando
modalidades e gêneros textuais, além de permitir os usos de diversas estruturas
gramaticais.
Os alunos desenvolverão a função comunicativa (quatro habilidades: ler, falar, ouvir e escrever) ao
trocar informações, descrever acontecimentos e indicar lugares por meio de
mapas, em ambiente teatral (encenando
aeroportos, hotéis, museus e estádios). Não obstante, o estruturalismo, também se faz
presente, de forma subjacente, ao elaborar e selecionar estruturas gramaticais
adequadas ao gênero folheto.
Ao final da sequência didática, os alunos apresentarão de maneira cênica,
folhetos com informações turísticas a estrangeiros que vierem ao nosso país
acompanhar os jogos da Copa do Mundo 2014,
será relevante reconhecer e adequar, tanto o discurso quanto a maneira de
ofertar o material, à nacionalidade do estrangeiro (p. ex., indiano, inglês,
americano, austríaco, chinês, galês, escocês, etc.), ressaltando o conhecimento
cultural.
JUSTIFICATIVA
Com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as
Olimpíadas de 2016, será de suma importância que nossos alunos se desenvolvam,
estando assim, preparados para receber os turistas, fazer amizades e
desenvolver diálogos eficientes e eficazes, fazendo uso da língua inglesa.
Este projeto tem como intuito o uso de algumas funções da língua inglesa
e a produção escrita, observando o gênero folheto turístico, de acordo com a
proposta curricular para o ensino de língua inglesa moderna no Estado de São
Paulo (2008) e os parâmetros curriculares nacionais.
OBJETIVOS
Gerais
1) Comunicar-se
de forma eficaz e eficiente.
·
Compreender e interpretar determinadas expressões em
razão de aspectos sociais e/ou culturais;
·
Utilizar as estratégias verbais e não verbais para
compensar falhas na comunicação, para favorecer a efetiva comunicação e
alcançar o efeito pretendido;
·
Escolher o vocábulo que melhor reflita a ideia que
pretende comunicar;
·
Compreender em que momento o vocábulo reflete a forma
de ser, pensar, agir e sentir de quem o produz.
2)
Produzir texto observando o gênero indicado, desenvolvendo as seguintes competências:
·
Escolher o registro adequado à situação (evento esportivo) na qual se processa a comunicação escrita;
·
Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na
produção em Língua Estrangeira (todos
os textos referentes à produção e a recepção em qualquer idioma regem-se por
princípios gerais de coerência e coesão e, por isso, somos capazes de entender
e sermos entendidos);
·
Distinguir variações lingüísticas;
·
Compreender e selecionar textos em linguagem
não-verbal (mapas e símbolos de localização).
Específicos
1) Os
alunos se comunicarão consoante o campo temático, com ênfase:
·
Nos usos do verbo to
be, de maneira funcional e sem dificuldade;
·
Na utilização de frases simples do cotidiano, tais
como:
Hi/ Hello, Good
Morning, Good Afternoon, Good Evening, Good Night.
How are you? I’m
great, I’m fine, Not too bad.
What’s up? Not
bad, Just good.
What’s your
name? My name is ____________
Nice to meet you
(too) Welcome to Brazil.
Good bye, Bye
bye, See you, Take care.
·
No uso de informações especificas, como, os nomes dos
países participantes dos jogos, horários e estágios sediados;
·
Na maneira de explicar as rotas e trajetos, por meio
de mapas e sinalizações;
·
Na forma de descrever pontos turísticos, rotas
gastronômicas e costumes típicos do Brasil.
2) Na
produção escrita, os alunos deverão observar e desenvolver:
·
O gênero folheto turístico (localização de informações explícitas e reconhecimento
do tema);
·
Elaboração de pequenos textos informativos, próprios
para folheto.
·
Atentar ao público a quem se destina o material: Estrangeiros
no Brasil, durante a Copa do Mundo de 2014;
·
Selecionar mapas condizentes com a localização do evento;
·
Selecionar imagens que corroborem com os textos.
·
Corrigir e revisar os textos produzidos, observando-se
a adequação ao contexto.
CONTEÚDOS A
SEREM TRABALHADOS
·
Aspectos culturais dos países participantes da Copa do
Mundo (determinar os países que adotam o idioma inglês como
língua principal e/ou materna);
·
Trabalhar com a distinção da variação lingüística (leitura de textos de nacionalidades distintas com situações
que exijam do aluno análise da adequação da construção gramatical do enunciado);
·
Apresentar folhetos diversos que façam os alunos
localizar informações e observarem as características típicas do gênero;
·
Seleção, leitura e produção de textos informativos
sobre os locais onde ocorrerão os jogos (como
descrever locais que serão conhecidos por estrangeiros. Síntese e elaboração de
dados);
METODOLOGIA
DE TRABALHO
O projeto será desenvolvido por meio de sequências
didáticas que propiciem o uso da sala de artes, laboratório de informática e
biblioteca, presentes na escola.
Os alunos produzirão folhetos diversos, com
informações turísticas voltadas para o tema, “Copa do Mundo de 2014”, por meio de grupos. No segundo momento,
apresentarão tal material através da teatralização, onde se colocarão diante do
estrangeiro, em lugares diversos, fazendo uso da comunicação e de seus
conhecimentos sobre a cultura de cada país.
A presente metodologia contempla a Proposta Curricular
do Estado de São Paulo para o ensino de Língua Estrangeira Moderna (2008, pág.
51), as Orientações Curriculares do Ministério da Educação (2006, pág. 87-124)
e PCN. Com ênfase para o ensino da língua estrangeira por meio de estruturas,
comunicação e letramento, onde o aluno seja capaz de fazer uso adequado do
sistema lingüístico, das funções comunicativas e relacionar os usos e as
formas, sempre ampliando seu repertório oral e escrito.
O tempo estimado para aplicação do projeto é de um
mês, ou seja, 04 (quatro) encontros, sendo duas aulas seguidas por semana de
100 (cem) minutos.
Conteúdo
|
Duração
|
Atividades
|
Recursos Materiais
|
Sensibilização, Apresentação do Tema. “Como se
apresentar aos turistas na Copa do Mundo”.
|
1 aula de dois módulos.
100 minutos
|
- Ativação de conhecimentos.
- Apresentação do gênero folheto turístico.
- Aspectos culturais dos países participantes da
copa
|
- Folhetos
turísticos diversos;
- Quadro explicativo (cópia reprográfica);
-
Livro didático.
|
Divisão dos grupos. Seleção dos assuntos abordados
nos folhetos. Leitura e seleção de mapas.
|
1 aula de dois módulos
100 minutos
|
- Separar a sala em 5 grupos de 06 alunos;
- Atribuir os assuntos e lugares abordados nos
folhetos;
- Realizar a leitura compartilhada de alguns mapas,
localização de informações.
|
- Folhetos turísticos do Brasil;
- Quadro explicativo com os locais de jogos
(arredores - pesquisar hotéis, aeroportos, restaurantes e rodoviárias);
- Sala de Informática.
|
Discussão sobre os folhetos elaborados, correção dos
enunciados. Preparação dos grupos para a teatralização
|
1 aula de dois módulos
100 minutos
|
- Trocar os folhetos entre os grupos, propor que um
corrija o material do outro;
- Selecionar e atribuir aos grupos o local turístico
onde será feita a dramatização e a distribuição dos folhetos;
- Orientar sobre o tipo de diálogo a ser
estabelecido.
|
- Folhetos e livros didáticos;
- Propagandas (cópia reprográfica);
- Análise das variações lingüísticas (cópia
reprográfica).
- Biblioteca.
|
Apresentações
|
1 aula de dois módulos
100 minutos
|
- Apresentação dos grupos.
- Avaliação dos alunos, seguindo os seguintes
critérios:
1)
Produção escrita: coerência e coesão do texto, adequação ao tema, usos da
linguagem não-verbal e criatividade.
2) Comunicação:
criatividade, desenvoltura, dramatização, envolvimento e contribuição para o
grupo;
- Auto avaliação.
|
- Sala de Artes;
- recursos de multimídia, como data-show, telão,
computador, aparelhagem de áudio e iluminação.
|
DESENVOLVIMENTO
1ª Aula. Sensibilização, Apresentação do Tema. “Como se apresentar aos turistas na Copa do
Mundo”.
A aula deve se iniciar com o levantamento de conhecimentos prévios dos
alunos sobre a Copa do Mundo, países participantes e sua língua materna,
principal esporte de cada país, culturas e tradições.
Ressalta-se que os países participantes são:
Brasil
Chile
Paraguai
Argentina
Uruguai
Dinamarca
Suíça
Eslováquia
Alemanha
Espanha
Inglaterra
Sérvia
Itália
Holanda
Grécia
Eslovênia
Portugal
França
Estados Unidos
México
Honduras
Gana
Costa do Marfim
Nigéria
Camarões
Argélia
África do Sul
Japão
Austrália
Coreia do Sul
Coreia do Norte
Nova Zelândia
Chile
Paraguai
Argentina
Uruguai
Dinamarca
Suíça
Eslováquia
Alemanha
Espanha
Inglaterra
Sérvia
Itália
Holanda
Grécia
Eslovênia
Portugal
França
Estados Unidos
México
Honduras
Gana
Costa do Marfim
Nigéria
Camarões
Argélia
África do Sul
Japão
Austrália
Coreia do Sul
Coreia do Norte
Nova Zelândia
É papel do professor nesta oportunidade ativar os conhecimentos dos
alunos, questionando-os sobre como as pessoas se comportam, ou deveriam se
comportar, durante os jogos, como se comunicar, quais as frases mais utilizadas
e terminologias próprias do esporte.
Ao apresentar folhetos turísticos diversos, os alunos devem observar características
próprias do gênero. O professor deve solicitar que localizem informações
especificas e as descreva (qual o tipo de discurso utilizado, dar ênfase a
descrição e ao caráter informativo).
2ª Aula. Divisão dos grupos. Seleção dos assuntos
abordados nos folhetos. Leitura e seleção de mapas.
Após a divisão da sala em grupos, dar-se-á inicio a parte prática do
projeto, que é a elaboração do folheto turístico. Os grupos terão que oferecer
informações e também criar instruções de como o turista deverá portar-se em
alguns locais, como transportes e estádios.
É papel primordial do professor, expor este gênero textual por meio de
suas características: conteúdo temático, estilo e construção composicional
(Bakthin 1997, p. 279), envolvendo pessoas, objetos e eventos e descrevendo
roteiros dos pontos turísticos.
Os folhetos circulam em várias esferas, e a sua
composição formal depende da sua função e do seu campo de atuação. Nos folders
turísticos, a função de divulgar uma viagem ultrapassa as questões formais de
construção do texto.
O folheto, no turismo, é um texto que pode ser observado
a partir do estudo teórico dos gêneros e da análise crítica do discurso. A
lingüística aplicada tem desenvolvido estudos nessa área visando atingir um
melhor desempenho de língua para aqueles estudantes de língua materna e língua
estrangeira.
Por conseguinte, seguindo a ordem prática, os alunos
serão encaminhados para a sala de informática, a fim de realizar pesquisas sobre
os aspectos histórico-culturais dos locais que sediarão os jogos, bem como,
para que iniciem a criação do melhor roteiro, partindo de aeroportos,
rodoviárias, rodovias, etc., valendo-se de sites que ofereçam mapas e criação
de rotas confiáveis.
3ª Aula. Discussão sobre os folhetos elaborados,
correção dos enunciados. Preparação dos grupos para a teatralização
Nesta aula os grupos trocarão seus folhetos, para que
seja feita uma análise dos conteúdos, seguindo os critérios apresentados na aula
anterior, tais como, o caráter descritivo e informativo do folheto, o apelo
visual e disposição das rotas, a clareza e boa compreensão dos enunciados, por
meio dos elementos de coesão e coerência pertinentes a língua estrangeira.
Após esta análise, os grupos poderão se auto-avaliar.
Ao final, o professor recolherá o material produzido para última correção e
análise de como cada grupo avaliou o outro.
Após, cada grupo receberá um local (aeroporto, hotel,
agência de turismo, estádio, ponto de informações turísticas) onde fará uma
teatralização de situações próximas à realidade, estabelecendo dialogo com
estrangeiros de varias nacionalidades, oferecendo informações por meio dos
folhetos e mostrando seus conhecimentos culturais, tanto sobre o país
visitante, quanto sobre o Brasil.
4ª Aula. Apresentações. Avaliação da Atividade
Após toda essa sequência didática, chegou o momento de
analisar e certificar-se do conhecimento adquirido pelos alunos e a
socialização dos projetos entre os grupos. A dramatização deve ser realizada em
espaço amplo, agradável e tematizado com objetos que remetam ao local real.
Cada grupo realizará os
diálogos e distribuirá os folhetos turísticos, sendo avaliados segundo dois
critérios: O primeiro, para a atividade comunicativa, onde serão analisados a criatividade,
desenvoltura, dramatização, envolvimento e contribuição individual para o grupo.
E o segundo para a produção escrita, que são a coerência e coesão do texto,
adequação ao tema, usos da linguagem não-verbal e criatividade.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O estágio na E.E xxxxxxxxxxxx foi por deveras muito proveitoso, os
alunos são extremamente interessados, interagem muito bem com os professores,
tanto de língua inglesa, quanto de outras disciplinas, com algumas preferências
obviamente. As aulas de língua inglesa são, de fato, planejadas e adotam
métodos e abordagem diferenciados, conforme cada conteúdo, lembrando sempre que
não há um método melhor ou pior, e sim a forma como o professor abordará o tema
da aula.
Infelizmente, por motivos alheios a vontade de todos, não foi possível
aplicar este projeto até a presente data, de sorte que, espera-se na
oportunidade, que os alunos ampliem seu conhecimento de língua inglesa, por
meio desse tema tão popular e familiar aos brasileiros, que é o futebol, a copa
do mundo e os jogos olímpicos.
Notoriamente não se ensina um idioma em curto espaço de tempo, este é um
dilema enfrentado pelos professores de inglês nas unidades públicas de ensino,
todavia, a pretensão é sempre para o despertar do interesse, ainda que de
poucos, para o novo, para o conhecimento de uma nova cultura. Esta é a pequena
contribuição que este projeto espera oferecer.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Proposta Curricular do
Estado de São Paulo: Inglês /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
- Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de
Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 1)
- BAKHTIN,
M. Estética e criação verbal. São
Paulo: Martins Fontes, 1997.
Sites:
- Copa do
Mundo FIFA 2014. http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014,
acessado em 22/10/12;
-
Folhetos Turísticos. Tipos e Características. http://www.revista.inf.br/turismo05/artigos/art04.pdf, acessado
em 22/10/2012;
- TRAVESSO,
Luis Carlos Panissett. Inteligências Múltiplas. Disponível em http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/inteligencias_multiplas.pdf
Acesso em 12 de maio de 2012.
ANEXOS:
Modelos
de Folhetos turísticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário