Intervenção em produção de texto. Aluna da 7ª série. Fund II


Correção de Produção de Texto – Aluna da 7ª série, 8º ano do ensino fundamental II.

Para fins acadêmicos digitamos, na integra, o texto produzido pela aluna, respeitando absolutamente todas as escolhas e recursos utilizados.


Produção de texto
titulo
Arte criativa
- Pelo o que eu sei o que e Pop arte é uma Braviação do tema dos Ingleses isso e uma grande ideia.
Insbendida da uma Impreção que ela e VIVa cheio de Vida e sempre colorida e umas pinturas que pre enche vc e Interesante as pinturas. e pelo que eu sei A Pop arte nasceu na Inglaterra nos estados unidos A arte Para mim e uma coisa bem legal que vc si de dica a ela Ingau eu adoro arte quando a Bro meu cardeno di arte encho di desenho flores e etc. a sei la eu mi divirto com todo Isso quinem eu era piquena meu sonho antes era ser artista so que ainda adoro arte na verdade minhas aulas favoritas e a arte eu adoro e tambem acho legal da arte que tem Pessoas que desenha Retratos de outra pesso como A monaliza como o pintor leunardo da Vinci ela e um grande Pintor Internasional e ela e dos maiores Pintores do mundo e que tem um dos maiores quadros.


1. PROBLEMAS DE ESTRUTURA TEXTUAL


Certamente para que a aluna fizesse a produção de texto proposta, recebeu um ponto de partida, ou seja, um texto de gênero dissertativo, argumentativo, descritivo ou interpretativo sobre o significado de Pop Arte.

Ocorre que a aluna não descreve com clareza e objetividade sobre o assunto, falta justamente informações que situem o interlocutor (leitor) - o que, por que, quando e de onde.

O texto inicia com as seguintes informações:

“- Pelo o que eu sei o que e Pop arte é uma Braviação do tema dos Ingleses isso e uma grande ideia.

Insbendida da uma Impreção que ela e VIVa cheio de Vida e sempre colorida e umas pinturas que pre enche vc e Interesante as pinturas. E pelo que eu sei A Pop arte nasceu na Inglaterra nos estados unidos”

a) A Pop arte é uma abreviação do termo inglês, isso é uma grande ideia: como assim? Por que?


b) Deve ser interpretada a partir da impressão de que ela é viva (?) , cheia de vida e sempre colorida: ela quem? quem é viva? A Pop arte não era apenas um termo? Qual é o refente?


c) São umas pinturas que preenchem você, são pinturas interessantes: preenchem você de que? por que são interessantes?


d) E pelo que eu sei a Pop arte nasceu na Inglaterra nos Estados Unidos: nasceu na Ingleterra e/ou nos Estados Unidos?


Os problemas estruturais persistem por todo o restante do texto, demosntrado que falta a aluna maior contato com a leitura de gêneros diversos e tipologias discursivas.

Além disso, o professor precisa intervir na estrutura do texto, propondo a aluna que o refaça, mas não inteiro e de uma única vez, seria interessante apresentar e trabalhar com a estrutura de uma introdução (depois o desenvolvimento e, mais adiante, a conclusão, por partes).

PROBLEMAS SINTÁTICOS

A aluna escreve de acordo com a oralidade, ou seja, seu texto trás muitas marcas de usos coloquiais típicos da fala de um adolescente nesta faixa etária. Percebemos também o uso constante de inversões, a aluna precisa se familiarizar com a formação sintática do texto, usual na língua portuguesa (Sujeito, verbo, predicado).

Não é suficiente, tampouco eficaz, trabalhar a concordância verbal e nominal de maneira isolada.

Vejamos:

a) “Peloo que eu sei o que e Pop arte...”

Pelo que eu saiba a Pop arte é...”


Certamente a aluna conhece formas de conjugação verbal (presente, passado e futuro), mas como fazê-la compreender e diferenciar seus usos, tanto na oralidade quanto no texto?


b) “...minhas aulas favoritas e a arte eu adoro....”

“...minha aula favorita é a de arte, eu adoro...”

“...tem Pessoas que desenha Retratos de outra pesso como A monaliza...”

“...existem pessoas que desenham retratos de outras pessoas, como a Monalisa...”


Ter e existir são muito utilizados, mas o primeiro tem sentido de posse e no português não é muito adequado (na língua inglesa a aluna não precisa manter essa preocupação).

A redação apresenta muitos problemas com os usos do plural, talvez este seja um agravante para a conjugação adequada dos verbos, como reparamos nos trechos transcritos.

c) “...como A monaliza como o pintor leunardo da Vinci ela e um grande Pintor Internasional e ela e dos maiores Pintores do mundo e que tem um dos maiores quadros...”


“...Como a Monalisa, pintada por Leonardo da Vinci, grande pintor internacional, considerando um dos melhores do mundo e que fez um dos maiores quadros...”.

A aluna confunde verbo e sujeito (ex., pintor/pintada), pronomes determinados (ex., ela/ele) e simplesmente não consegue redigir progressivamente, fazendo usos adequados das repetições e conectivos, além de perder o referente para correta atribuição do verbo.

PROBLEMAS MORFOLÓGICOS


Esse item é o mais presente na produção escrita sob análise e nos preocupa profundamente, pois não bastam intervenções de escrita (transcrição, reprodução, decalque e autoria), a aluna precisa de apoio com relação a todas as capacidades leitoras, que lhes permitirão a compreensão dos diversos usos linguísticos (incluindo o seu próprio) e os demais presentes na sociedade, passando a ter condições (compreender e interpretar) para adequar e dominar as capacidades discursivas e linguísticas de coesão e coerência dentro dos diversos tipos de textos.

Léxico

Muitas palavras fogem ao domínio da aluna, como por exemplo, abreviação (Breviação), entendida (Insbendida), preencher (pré enche), abro (a Bro), dedica (de dica), internacional (Internasional), de (di), qui (que), etc.

Obviamente muitas destas palavras em destaque também apresentam problemas fonéticos, como a troca da vogal “e” por“i” e a quebra silábica de algumas palavras, porém, outras, simplesmente fogem de seu vocabulário, a aluna desconhece seu significado e os possíveis sentidos empregados.


Conjugação Verbal

A aluna conhece a conjugação verbal (presente, passado e futuro), entretanto desconhece suas formas no subjuntivo, por ex., e como por diversas vezes não é capaz de formular o uso do verbo em concordância com sujeito e predicado é facilmente levada ao uso incorreto dos tempos verbais.

Vejamos: saiba (sei), desenham (tem pessoas que desenha), além dos problemas já abordados na concordância, como nos usos de: “são” (minhas aulas favoritas é) e “é”.

Plural

Este é um termo, que aparentemente, foi pouco utilizado na vida escolar da aluna, pois além de falar sem a preocupação em adequar plural e singular, a aluna se quer nota esse uso inadequado em seu texto.

a) “...quando a Bro meu caderno di arte encho di desenho flores e etc...”

“...quando abro meu caderno o encho com desenhos, flores e etc...”

b) “...na Verdade Minhas aulas favoritas e a arte..”

“...na verdade minha aula favorita é arte...” ou “ na verdade dentre minhas aulas, a favoritaé arte...”

c) “...tem pessoas que desenha retratos...”

“...existem pessoas que desenham retratos...”


Além de apresentar-lhe o problema, a refacção, novamente, é a melhor solução para que a aluna passe a ajustar seus textos, não acreditamos que seja um problema de reconhecimento de quantidades, mas um vício de fala.

Feminino e Masculino

Por vezes nos confundimos no texto pela perda do referente, isso também leva a aluna a confundir o uso do pronome definido “ela”.

“...A monaliza como o pintor leunardo da Vinci ela e um grande Pintor Internasional e ela e dos maiores Pintores do mundo e que tem um dos maiores quadros...”

Não acreditamos na possibilidade da aluna desconhecer o fato de Leonardo da Vinci, ser um homem, portanto “ele”.

“...Insbendida da uma Impreção que ela e VIVa cheio de Vida e sempre colorida e umas pinturas que pre enche vc e Interesante as pinturas...”

Neste ponto a aluna realmente deixou de observar o referente “ela”.

PROBLEMAS DE ORDEM FONOLÓGICA

Ortografia

A questão da ortografia esta diretamente ligada ao domínio de vocabulário, e estão presentes nas expressões: abreviação (Breviação), entendida (Insbendida), impressão (impreção), interessante (Interesante), igual (ingau), internacional (internasional), Leonardo (leunardo).

Além da linguagem de internet, rede social, “vc” (no lugar de você), que está empregado de forma inadequada no tipo de texto proposto.

Neste caso as categorias de refacção e transcrição, por si só não resolverão. A aluna precisa praticar a escrita de textos diversos com assuntos variados, nesse sentido o estudo por meio de gêneros e tipologias textuais já é um avanço nas escolas.

Propor a criação de pequenos glossários e vocabulários, paralelamente, as atividades de produção textual, também pode contribuir com a aluna.

Acentuação

A aluna, ao que nos parece, tem muito bem resolvida, por meio de seu cognitivo, que a expressão “é” simplesmente não necessita de acentuação. Para não sermos absolutamente injustos, há um único uso do acento, logo na primeira linha, porém, a partir deste ponto o acento inexiste. Na palavra “também” a aluna deixa de observar a acentuação.

Divisão Silábica

A aluna também se confunde bastante, porém, para nossa surpresa, a dúvida maior não é quanto à separação de palavras, mas sobre como escrevê-las. A aluna simplesmente ainda redige silabicamente, ou seja, “quebra” a escrita de palavras comuns, e junta advérbios, vejamos:

a) “...Insbendida da uma Impreção que ela e VIVa cheio de Vida e sempre colorida e umas pinturas que pre enche vc e Interesante as pinturas...”

b) “A arte Para mim e uma coisa bem legal que vc si de dicaa ela Ingau eu adoro arte quando a Bro meu cardeno di arte encho di desenho flores e etc...”


c) “...a sei la eu mi divirto com todo Isso quinem eu era piquena meu sonho entes era ser artista...”


PROBREMAS ESTILÍSTICOS

Faltam muitos elementos linguísticos de coesão e coerência na produção analisada, mas isso é ainda mais agravado pela falta de paragrafação (noção de início e término de cada oração, marcando ideias separadas dentro de um contexto), uso adequado de letras maiúsculas e minúsculas, uso correto de recursos gráficos para organizar ideais e enfatizá-las, além de conhecer os tipos de discurso, para que possa adequar suas escolhas ao estilo de texto que lhe está sendo proposto.

A refacção é uma categoria que contribuíra na superação e desenvolvimento da aluna, porém as dificuldades oriundas da ausência das capacidades leitoras, também precisam ser trabalhadas.

Por conseguinte, a transcrição contribuirá para a utilização dos recursos gráficos (acentuação) e de paragrafação, bem como, o decalque, que ajudará a aluna a compreender os gêneros e tipologias textuais, lhe permitindo perceber melhor os ajustes sintáticos, morfológicos e fonológicos que uma produção escrita exige.

A aluna é muito criativa, gosta de expor o que pensa, esse perfil contribuirá nas intervenções expostas acima e que o professor precisará fazer.

Referências Bibliográficas

-BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Editora Nova Fronteira, 37ºedição. Rio de Janeiro, 2009.

- FAVERO, L.L. Coesão e Coerência textuais.São Paulo: Ática, 1991.



- KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo, Contexto, 1997.


Sites:

- Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quartos Ciclos do Ensino Fundamental:

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