Projeto Ler e Escrever. Encontro de Iniciação à Docência (ENID - Leitura em Voz Alta pelo Professor)

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LEITURA EM VOZ ALTA PELO PROFESSOR

“Atribuição de sentidos por meio do concreto”

 

Nome                                                          
Luci Cleide Cardoso
                                           Orientadora
              Rosane Acioli Ramos Flamínio
 
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

 

Introdução

A leitura como um objeto de aprendizagem, é necessária que faça sentido para o aluno. Adotar propósitos didáticos que cumpram à função é sempre um desafio. Esse projeto é fruto desse desafio, pois além de despertar o comportamento leitor e o desejo pelo conhecimento, propõe aos alunos experimentar o próprio processo de criação, reinventar e redescobrir novos olhares de um mesmo texto colocar-se em igual condição a de autor, com papel ativo na elaboração e atribuição de significados para a leitura.


Objetivo

Demonstrar a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno. Atribuir sentido à prática da leitura por meio do concreto, valendo-se de recurso que valorize e permita perceber o uso e significado dessa prática. Construir um comportamento leitor que seja replicado e adotado no meio social, onde convive. Possibilitar novos conhecimentos de mundo e permitir o desenvolvimento crítico, atuante e seguro de suas decisões, a largo prazo.


Metodologia


A partir de conflitos, para apropriar-se do livro ao final da leitura, surgiu a criação de um “diário” coletivo, para registro das histórias favoritas. Considerado a impossibilidade de dar acesso ao livro para todos ao mesmo tempo e pensado na criação e adoção de hábitos mais saudáveis, o “Diário”, permitiu a cada aluno levar o livro com a história do dia para sua casa. Os alunos passaram não apenas a registrar impressões, como também a compartilhar opiniões. O momento da leitura passou a ser ainda mais esperado e ansiado, todos desejam serem autores, ilustradores e protagonistas das histórias.

 

Resultados

Observam-se resultados significativos no comportamento coletivo e individual da sala. Os alunos aprendem que a leitura é um momento de prazer, aliado a novos conhecimentos, que podem ou não estar relacionados às atividades práticas de sua realidade. Compartilhar o livro é permitir que todos expressem suas conclusões e compreendam novas inferências e visão de mundo, de fato, é uma troca onde todos saem enriquecidos. Ressalta-se que o conhecimento do aluno não pode ser limitado ao conteúdo que o professor lhe transmite, prepará-lo para o hábito da leitura é também despertar o desejo de aprender e torná-lo cada vez mais autônomo, crítico, formador de opiniões e possuidor de vasto simulacro de mundo.

 

Bibliografia

FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa/Programas: Ler e Escrever e Orientações curriculares. Livro do professor. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010. Primeiro Ano, volume 01. SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

LERNER, DÉLIA. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. O sentido da leitura na escola: propósitos didáticos e propósitos do aluno. Porto Alegre: Artmed, 2002, páginas 79/80.

 Site:  - Assunto: Um olhar reflexivo sobre a importância da leitura do livro paradidático, http://www.artigonal.com/educacao-artigos/um-olhar-reflexivo-sobre-a-importancia-da-leitura-do-livro-paradidatico-1131442.html, acessado em 19/09/2012.

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