LEITURA
“Atribuição de
sentidos por meio do concreto”
Nome
Luci Cleide Cardoso |
Orientadora
Rosane Acioli Ramos Flamínio |
Instituição: Universidade
Cruzeiro do Sul
|
Introdução
A leitura como um objeto de aprendizagem, é necessária
que faça sentido para o aluno. Adotar propósitos didáticos que cumpram à função
é sempre um desafio. Esse projeto é fruto desse desafio, pois além de despertar
o comportamento leitor e o desejo pelo conhecimento, propõe aos alunos
experimentar o próprio processo de criação, reinventar e redescobrir novos
olhares de um mesmo texto colocar-se em igual condição a de autor, com papel
ativo na elaboração e atribuição de significados para a leitura.
Objetivo
Demonstrar a importância da leitura para o
desenvolvimento cognitivo e social do aluno. Atribuir sentido à prática da
leitura por meio do concreto, valendo-se de recurso que valorize e permita
perceber o uso e significado dessa prática. Construir um comportamento leitor
que seja replicado e adotado no meio social, onde convive. Possibilitar novos
conhecimentos de mundo e permitir o desenvolvimento crítico, atuante e seguro de
suas decisões, a largo prazo.
Metodologia
A partir de conflitos, para apropriar-se do
livro ao final da leitura, surgiu a criação de um “diário” coletivo, para
registro das histórias favoritas. Considerado a impossibilidade de dar acesso
ao livro para todos ao mesmo tempo e pensado na criação e adoção de hábitos
mais saudáveis, o “Diário”, permitiu a cada aluno levar o livro com a
história do dia para sua casa. Os alunos passaram não apenas a registrar
impressões, como também a compartilhar opiniões. O momento da leitura passou a
ser ainda mais esperado e ansiado, todos desejam serem autores, ilustradores e
protagonistas das histórias.
Resultados
Observam-se resultados significativos no
comportamento coletivo e individual da sala. Os alunos aprendem que a leitura é
um momento de prazer, aliado a novos conhecimentos, que podem ou não estar
relacionados às atividades práticas de sua realidade. Compartilhar o livro é
permitir que todos expressem suas conclusões e compreendam novas inferências e
visão de mundo, de fato, é uma troca onde todos saem enriquecidos. Ressalta-se
que o conhecimento do aluno não pode ser limitado ao conteúdo que o professor
lhe transmite, prepará-lo para o hábito da leitura é também despertar o desejo
de aprender e torná-lo cada vez mais autônomo, crítico, formador de opiniões e
possuidor de vasto simulacro de mundo.
Bibliografia
FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua
Portuguesa/Programas: Ler e Escrever e Orientações curriculares. Livro do
professor. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010. Primeiro Ano, volume 01.
SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52. Belo Horizonte: Autêntica,
1998.
LERNER, DÉLIA. Ler e escrever na
escola: o real, o possível e o necessário. O sentido da leitura na escola:
propósitos didáticos e propósitos do aluno. Porto Alegre: Artmed, 2002,
páginas 79/80.
Site: - Assunto: Um olhar reflexivo sobre a importância da leitura do livro paradidático, http://www.artigonal.com/educacao-artigos/um-olhar-reflexivo-sobre-a-importancia-da-leitura-do-livro-paradidatico-1131442.html, acessado em 19/09/2012.
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