Normas para elaboração de Artigos científicos/acadêmicos


NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO
 
Profa Ms. Helba Cavalho
Prof. Dr. Manoel Guaranha
 
Definição
(disponível no link http://www.eniogehlen.com.br/pos_financas/116.Como%20produzir%20artigo%20academico.pdf)
Entende-se por Artigo Acadêmico o “tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência” (Salomon, 1972, p. 207) ou profundidade e de forma conclusiva.
 
No artigo acadêmico, o autor deve demonstrar o conhecimento que tem da literatura a respeito de um tema determinado, examiná-lo pormenorizadamente, abordá-lo em todos os seus aspectos e ângulos. Caracteriza-se como sendo o predomínio da profundidade sobre a extensão e o tratamento essencialmente reflexivo. Sem a marca da reflexão, o artigo transforma-se em mero relatório do procedimento da pesquisa ou compilação de obra alheia.
 
Aspectos formais
 
O artigo deverá apresentar o seguinte formato:
 
1-Título do artigo (não deve ser a repetição do tema e sim algo que chame à atenção para a leitura do artigo);
 
2-Nomes dos autores (com uma nota de rodapé que especifique a qual curso e universidade pertencem);
 
3- Resumo (mínimo de 50 e máximo de 100 palavras): o período inicial do texto deve apresentar o objetivo do artigo e, na sequência, os resultados da análise, bem como as considerações finais; deve ser uma síntese do artigo, que deverá ser realizado depois da conclusão do mesmo;
 
4-Palavras-chave: colocar as palavras que identifiquem o seu artigo, destacando os escritores trabalhados e o tema;
 
5- Resumo em Inglês (opcional, caso pelo menos um dos integrantes domine o idioma);
 
6- Palavras-chave em inglês (opcional, caso pelo menos um dos integrantes domine o idioma);
 
7- Introdução ou Considerações Iniciais: o primeiro parágrafo da introdução deverá apresentar o objetivo do trabalho e, em seguida, situar os poetas no tempo e espaço, destacando a possibilidade de aproximá-los de acordo com o tema. Depois disso, pode-se escrever a respeito do tema a partir de textos teóricos e críticos;
 
8- Discussão sobre o tema: pode ser feito nas Considerações Finais ou em separado, criando-se um subtítulo para esta parte do trabalho;
 
9- Análise dos poemas:
 
9.1.deve-se criar um subtítulo para esta parte. Primeiramente, compare os aspectos estruturais dos dois poemas, como tipos de estrofes, tipos de versos (metrificado ou livre), figuras de linguagem presentes, se há presença de rimas ou não. Tudo deve ser analisado comparativamente, destacando-se as semelhanças e diferenças;
 
9.2.Em seguida, deve-se analisar como o tema é tratado em cada um dos poemas, destacando as semelhanças e diferenças. Os versos ou estrofes dos dois poemas devem ser citados ao longo da análise;
 
9.3.É importante também que se relacione forma/estrutura e conteúdo dos dois poemas, observando a possível relação com o tema do artigo.
 
10. Considerações Finais: nesta parte, deve-se sintetizar a análise, ressaltando as semelhanças e diferenças entre os dois poemas.
 
11.Referências: apresentar a relação de livros e sites consultados de acordo com a ABNT. Só serão aceitos os sites consultados de natureza acadêmica, ou seja, que  os textos sejam apresentados na forma de artigo, monografia, dissertação ou tese.
Apresentar os livros e sites consultados em ordem alfabética, a partir do seguinte formato:
 
MOISÉS, M. A Literatura Portuguesa. São Paulo, Cultrix, 2009.
 
Site: SILVA, J. “O sagrado e o profano na poesia de Gregório de Matos”. São Paulo, PUC-SP, 2003. Disponível em http://www.revistaalpha.artigos/joaodasilva.br. Acessado em 17 de fevereiro de 2011, às 15h30.
 
 ATENÇÃO PARA OS SEGUINTES DETALHES DO ARTIGO:
 
1- Todas as ideias, análises e conteúdos retirados dos livros e sites consultados devem ter a autoria referida em forma de citação, conforme os exemplos:
 
1.1.        Segundo Luiz Roncari (2004, p. 16), “a poesia sacra de Gregório de Matos apresenta uma crítica à hipocrisia da Igreja Católica.”
 
Observação: a citação que não ultrapassar três linhas deverá fazer parte do corpo do texto e colocada entre aspas, conforme exemplo acima.
 
1.2.        Segundo Luiz Roncari,

Nonononononononononononononononon
oonononononononononononononononono
nonononononononononononononononono
nonononononononononononononononono
nononononononononononononononononon
ononononononononononon (2004, p76)
 
Observação: conforme observado no exemplo 1.2., as citações que ultrapassarem três linhas deverão ser destacadas do corpo do texto, apresentarem recuo de 4cm à direita, corpo 11 e espaçamento simples;
 
2- Todas as citações devem ser acompanhadas de comentários do aluno, mostrando a importância daquela citação para analisar o tema e os poemas em questão;
 
3- Cuidado para não exagerar nas citações, pois o artigo deve apresentar a interpretação e análise do aluno;
 
4- Não serão aceitos livros do Ensino Médio e de Cursinho como material de consulta para o trabalho e parte das Referências. Lembre-se de que você está no Ensino Superior!
 
5- O artigo deve ser escrito com fonte Arial ou Verdana, corpo 12 e espaçamento 1,5, justificado. Para as citações destacadas do texto, ou seja, acima de três linhas, usar a mesma fonte escolhida, corpo 11 e espaçamento simples (com recuo de 4cm e justificado).
 
6- Veja o exemplo de artigo no arquivo em PDF, disponível no link Conteúdo, do Blackboard.
 
7- Critérios de Avaliação:
 

Adequação ao projeto

0-0,5

Adequação às Normas para a elaboração do artigo

0-0,75

Correção gramatical do texto

0-0,75

Análise comparativa dos poemas

0-1,0

Total

0-3,0
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário