Proposta de Atividade Prática do Livro Didático de LE: Keep in Mind

PROPOSTA DE ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO KEEP IN MIND – LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA – INGLÊS. 9º ANO (8ª SÉRIE).

 UNIT 12 – Act 9– Let’s write.

ROTEIRO

 

A proposta de produção escrita desta seção está dividida em quatro partes.

No item 1, o aluno terá que ler as exigências para quem deseja entrar em um colégio técnico (pode-se inferir, devido ao texto lido anteriormente que tal escola fica nos Estados Unidos).

O professor deverá estabelecer o contexto da atividade proposta perguntando e explicando o significado de palavras-chave como “transcript” (no caso específico, cópia do histórico do ensino fundamental), “Admissions Officer” (escritório ou secretaria para tratar da admissão do aluno) e “THS” (sigla para technical high school). Deverá explicar que muitas escolas nos EUA (Estados Unidos da América) e outros países de língua inglesa pedem uma carta com o conteúdo descrito a fim de conhecerem melhor os candidatos. Através de discussão do assunto com os alunos, poderá também comparar o procedimento americano com o procedimento adotado no Brasil.

O objetivo da atividade então é fazer com que os alunos aprendam a redigir uma carta de apresentação para ser anexada aos documentos exigidos para se candidatarem a uma vaga.

 

A carta deverá conter:

 

1. A descrição da experiência do aluno no Ensino Fundamental (“middle school” nos EUA), ou seja, apresentar as disciplinas prediletas, atividades extras ou especiais (grupo de teatro, trabalho voluntário etc);

 

2. Planos para o futuro: o que o aluno quer estudar, se quer trabalhar ou ir para faculdade depois de concluir o curso técnico etc.

 

3. Razões para a escolha do colégio técnico.

Na categorização do domínio da esfera de linguagem, consideramos o gênero “carta apresentação” predominante, pois o aluno deverá fazer uso de uma linguagem bastante argumentativa para convencer seu leitor/receptor de que realmente tem interesse em ser admitido nessa escola.

 

O item 2 da proposta, representa a fase de pré-produção escrita. Seguindo a orientação fornecida no livro texto do professor, este deverá ler o enunciado com os alunos e perguntar aos mesmos para quê serve esta etapa de produção escrita, bem como mostrar a importância do planejamento prévio.

 

O professor deverá mostrar a organização de ideias por tópico, conforme o exemplo apresentado, o que poderá ajudar o aluno a formar os parágrafos da carta.

 

O item 3 apresenta um exemplo do formato da carta que o aluno deverá escrever com cabeçalho, saudação, fechamento e assinatura, ou seja, apontar para a disposição dos endereços do autor e do destinatário e para as formas de cumprimento e encerramento. A nosso ver, deverá ser este o momento em que o professor poderá explicitar as características composicionais do gênero “carta”, mobilizando os alunos a reconhecerem o conteúdo, a estrutura composicional e a temática desse gênero discursivo. Nesta etapa da proposta, o aluno escreverá sua carta (fase de produção).

 

Quanto às questões concernentes às condições necessárias à produção do texto: o aluno terá o que dizer (apresentação pessoal e curso desejado; terá razões para dizer (motivação para a escolha do colégio técnico); terá para quem dizer (responsável pela admissão no colégio técnico); o aluno irá assumir-se como autor de sua carta e poderá escolher as melhores estratégias para dar materialidade à sua produção.

 

Terminada a produção da carta, no item 4 da proposta os alunos deverão expor suas cartas em sala de aula e iniciarem uma discussão se as mesmas são aceitáveis ou não, dando também as razões para as respostas afirmativas e negativas.

 

 Ao discutirem suas ideias sobre as cartas, os alunos estarão interagindo entre si através do desenvolvimento da capacidade argumentativa, e desta forma, se preparando para diferentes propostas de produção escrita. Como consequência, conforme a condução da atividade pelo professor, poderão se remeter a outros tipos de gênero que circulam na sociedade. A partir das situações de comunicação real e à luz do conceito de gênero discursivo, o professor poderá criar condições para que os alunos possam apropriar-se de características discursivas e linguísticas de gêneros diversos.

 

Quantos as competências desenvolvidas nesta atividade, observamos:

 

1.   Leitura - Identificar as características de um gênero textual (carta de apresentação);

 

2.   Identificar o remetente e o destinatário de uma carta;

 

3.   Compreender o propósito geral de um texto;

 

4.   Escrita – organizar e selecionar informações;

 

5.   Compor uma carta.

 

6.   Corrigir por meio da autocorreção;

 

7.   Fazer edição final com atenção para o aspecto visual do texto;

 

Com relação à sequência didática, o professor deverá realizar:

 

1.   Levantamento sobre conhecimentos prévios do aluno sobre o tema;

2.   Reconhecer as características de um gênero textual (carta de apresentação);

3.   Localizar informações em texto.

4.   Organização de idéias para sua carta de apresentação.

5.   Revendo a estrutura de uma carta de apresentação (remetente, destinatário, texto dividido em parágrafos).

6.    Redação de uma carta de apresentação para um amigo (sugestão);

7.   Correção do texto, fazendo autocorreção;

8.   Produção da versão final do texto;

9.   Elaboração de um mural com os trabalhos produzidos (sugestão);

10.                       Visita a sala de informática para explorar imagens (fotos) de costumes e ambientes e lugares dos países africanos (sugestão).


Quanto à avaliação da atividade, sugerimos a troca das cartas entres os colegas, estabelecendo os critérios de correção. Após, a análise do professor para as intervenções coletivas e individuais necessárias.

 

MATERIAL DE APOIO


Layout of a Formal Letter


The example letter below shows you a general layout for a formal letter. Pass your mouse over the different areas of it to find out more information (JavaScript needs to be turned on in your browser).

 
Rules for Writing Formal Letters in English

In English there are a number of conventions that should be used when writing a formal or business letter. Furthermore, you try to write as simply and as clearly as possible, and not to make the letter longer than necessary. Remember not to use informal language like contractions.

Addresses:

1) Your Address
The return address should be written in the top right-hand corner of the letter.

2) The Address of the person you are writing to
The inside address should be written on the left, starting below your address.

Date:

Different people put the date on different sides of the page. You can write this on the right or the left on the line after the address you are writing to. Write the month as a word.

Salutation or greeting:

1) Dear Sir or Madam,
If you do not know the name of the person you are writing to, use this. It is always advisable to try to find out a name.

2) Dear Mr Jenkins,
If you know the name, use the title (Mr, Mrs, Miss or Ms, Dr, etc.) and the surname only. If you are writing to a woman and do not know if she uses Mrs or Miss, you can use Ms, which is for married and single women.

Ending a letter:

1) Yours faithfully
If you do not know the name of the person, end the letter this way.

2) Yours sincerely
If you know the name of the person, end the letter this way.

3) Your signature
Sign your name, then print it underneath the signature. If you think the person you are writing to might not know whether you are male of female, put you title in brackets after your name.

Content of a Formal Letter

First paragraph
The first paragraph should be short and state the purpose of the letter- to make an enquiry, complain, request something, etc.

The paragraph or paragraphs in the middle of the letter should contain the relevant information behind the writing of the letter. Most letters in English are not very long, so keep the information to the essentials and concentrate on organising it in a clear and logical manner rather than expanding too much.

Last Paragraph
The last paragraph of a formal letter should state what action you expect the recipient to take- to refund, send you information, etc.

Abbreviations Used in Letter Writing

The following abbreviations are widely used in letters:

  • asap = as soon as possible
  • cc = carbon copy (when you send a copy of a letter to more than one person, you use this abbreviation to let them know)
  • enc. = enclosure (when you include other papers with your letter)
  • pp = per procurationem (A Latin phrase meaning that you are signing the letter on somebody else's behalf; if they are not there to sign it themselves, etc)
  • ps = postscript (when you want to add something after you've finished and signed it)
  • pto (informal) = please turn over (to make sure that the other person knows the letter continues on the other side of the page)
  • RSVP = please reply

Outline: A Covering Letter

A covering letter is the one that accompanies your CV when you are applying for a job. Here is a fairly conventional plan for the layout of the paragraphs.

Opening Paragraph
Briefly identify yourself and the position you are applying for. Add how you found out about the vacancy.

Paragraph 2
Give the reasons why you are interested in working for the company and why you wish to be considered for that particular post. State your relevant qualifications and experience, as well as your personal qualities that make you a suitable candidate.

Paragraph 3
Inform them that you have enclosed your current CV and add any further information that you think could help your case.

Closing Paragraph
Give your availability for interview, thank them for their consideration, restate your interest and close the letter.

Outline: A Letter of Enquiry

A letter of enquiry is when you are approaching a company speculatively, that is you are making an approach without their having advertised or announced a vacancy.

Opening Paragraph
Introduce yourself briefly and give your reason for writing. Let them know of the kind of position you are seeking, why you are interested and how you heard about them.

Paragraph 2
Show why their company in particular interests you, mention your qualifications and experience along with any further details that might make them interested in seeing you.

Paragraph 3
Refer to your enclosed CV and draw their attention to any particularly important points you would like them to focus on in it.

Closing Paragraph
Thank them, explain your availability for interview and restate your enthusiasm for their company and desire to be considered for posts that might as yet be unavailable.

 
Referências Bibliográficas

- CHIN, Elizabeth Young & ZAOROB, Maria Lucia. KEEP in Mind. Língua Estrangeira Moderna – Inglês. 9º Ano. Editora Scipione. 1º edição. São Paulo, 2011;

- SCHNEUWLY, B. & J. Dolz. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Gales Sales Cordeiro. Mercado de Letras. 2º edição. Campinas. 2004.

 

Sites:

- Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quartos Ciclos do Ensino Fundamental:


- Material de Apoio – roteiro para a elaboração de carta formal de apresentação:
http://www.usingenglish.com/resources/letter-writing.php#coverletter (acesso 22/11/2012).

 

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